A escolha mais importante que você vai fazer esse ano
Em 2024, escolha ser mais intencional nas suas relações. Participe da Missão Amuta
Olá, tudo bem por aí?
Aqui é a Marcelle Xavier, iniciadora do Instituto Amuta, uma plataforma para transformar as relações através do Design. Tudo que fazemos no Amuta é fruto de muito estudo, e criei esse espaço para compartilhar as pesquisas e o processo por trás dos conteúdos e práticas criadas no instituto.
💌 Participe da Missão Amuta:
https://form.typeform.com/to/cSdjjt4s
Desde que eu comecei a pesquisar sobre amor, conexões e comunidades que eu noto nas minhas conversas e pesquisas que embora a necessidade de pertencer, amar e ser amada esteja na base de todas as nossas outras necessidades, nos sentimos muitas vezes incapazes de atuar diretamente na satisfação dessa necessidade. É como se esperássemos ser amadas, no verbo passivo mesmo, e não houvesse absolutamente nada a nosso alcance para criar as condições para o amor.
Com a virada do ano, é bem comum a gente fazer novos planos, criar algumas metas, começar uma dieta, entrar na academia, começar um planejamento financeiro ou no mínimo parar pra refletir um pouquinho sobre o ano que passou e o ano que está por vir.
Mas é bem incomum a gente aproveitar esse hiato para também refletir, e principalmente intencionar o que queremos para as nossas relações. É como se nessa parte tão importante da nossa vida, que são nossos relacionamentos, não houvesse absolutamente nada que a gente pudesse fazer. E assim ficamos apáticas, inertes, à espera de um milagre.
Temos fé numa certa organicidade das relações, como se a gente não precisasse e nem devesse fazer nada para potencializar as nossas conexões e comunidades. Mas o que eu fui entendendo nas minhas pesquisas é que isso que a gente entende como “natural” é uma herança cultural que nos empurra para desconexão, para o conflito e para o isolamento.
A solidão só vem aumentando no mundo todo, sendo considerada uma epidemia em alguns países. E não é porque somos latinas que estamos melhores, pelo contrário, metade das pessoas brasileiras se sentem sozinhas, um número acima da média mundial. Precisamos ser intencionais e fazer escolhas mais conscientes a respeito das estruturas que estamos criando, ou simplesmente replicando, nos nossos contextos se quisermos interromper esses padrões.
A forma como a gente se reúne, os espaços que a gente cria ou deixa de criar para viver nossos conflitos de maneira saudável, cada ritual que a gente faz ou deixa de fazer nos nossos encontros, festas, reuniões, celebrações, as escolhas que fazemos conectadas ou totalmente desconectadas com nossas intenções. Tudo isso é Design.
E aí é lindo e empoderador quando a gente nota que pequenas escolhas podem mudar totalmente um encontro, uma relação, uma comunidade inteira. Mas também pode ser bem desesperador quando a gente se dá conta que a maior parte do tempo ninguém está prestando atenção.
Desde 2020 que todo início de ano a gente faz a Missão Amuta. O convite é que durante 1 semana você escolha uma comunidade - pode ser na sua organização, no seu time, na sua família, naquele projeto que está na gaveta, com a galera do seu crossfit, o importante é que você escolha praticar o amor, mais especificamente usar o design para criar amor. São 7 dias para ampliar seu repertório, exercitar alguns músculos enrijecidos e se engajar em experimentos que vão te ajudar a construir as suas relações de maneira mais intencional. Um encontro por vez.
Eu acredito que criar e cultivar comunidades e contextos favoráveis para as nossas relações em um mundo que nos convida à desconexão, é a missão de uma vida. Mas a gente precisa começar agora, e a melhor forma é experimentando. Esse é o nosso convite na Missão Amuta.
Vamos juntas?
“Nenhum de nós está melhorando em amar: estamos ficando mais assustadas com isso. Não nos foram dadas boas habilidades para começar, e as escolhas que fazemos tendem a reforçar nosso senso de que não há esperança para o amor e é inútil tentar fazer diferente”. Elizabeth Wurtzel
MISSÃO AMUTA - O que vai rolar?
Uma jornada com 7 dias de reflexões e práticas para experimentar em qualquer relação ou comunidade, dedicando apenas alguns minutos do seu dia. (as missões serão enviadas diariamente no grupo)
Acesso a nova edição do INVENTÁRIO AMUTA com os conteúdos e práticas mais usados por nós no processo de criação de comunidades e experiências.
Uma Masterclass do Design de Conexões, nossa abordagem para transformar as relações através do Design.
Inscrição online e gratuita no link: https://form.typeform.com/to/cSdjjt4s
Em breve volto com mais atravessamentos,
Beijos, Marcelle Xavier