Últimos dias para se inscrever na Formação de Design de Conexões
Tem alguém aí?
Talvez essa seja uma das principais perguntas que a gente se faz, desde a primeira infância até o final das nossas vidas. E a resposta para essa pergunta irá condicionar nosso desenvolvimento psíquico, nossa segurança, nossa capacidade de aprendizado, nossa saúde física e mental.
Existe alguma pessoa próxima, acessível e atenta?
Em estudos realizados inicialmente com bebês, Bowlby identificou que para que eles se sintam amados, seguros e confiantes precisam sentir que existe uma figura de apego próxima, acessível e atenta.
Bebês precisam sentir que terão apoio consistente para satisfazer suas necessidades - físicas, afetivas, emocionais e psicológicas. Esse vínculo afetivo saudável é fundamental para nosso desenvolvimento e para que sejamos emocionalmente estruturadas
Podemos entender a solidão como essa sensação de desamparo que pode ser traumatizante e condicionar muito de como vamos para as nossas próximas relações ao longo da vida.
Quer escutar o episódio que aprofunda nesse conteúdo? Acesse aqui
A psicóloga Sue Johnson resumiu esse conceito com a sigla ARE e a frase "are you there for me?” (você está aí para mim?).
A letra “A” se refere à acessibilidade percebo que o outro está acessível e disponível?.
A letra “R” é de responsividade o outro é responsivo, interessado, curioso em me compreender e me validar?.
A letra “E” é de engajamento percebo que existe vontade da pessoa em estar ali, seja naquela conversa ou relação?
Existem diversas práticas que nós desenvolvemos no Instituto Amuta ao longo de todos esses anos para endereçar esse enorme desafio de criar as condições para que as relações sejam mais seguras, autênticas e saudáveis. Mas quero te compartilhar aqui a prática mais simples possível, que você pode implementar na sua rotina independente de qualquer habilidade ou condição prévia.
A prática mais simples possível para criarmos relações mais seguras é implementar na sua rotina o ritual de checagem. No ritual de checagem fazemos basicamente duas perguntas para as pessoas:
Como você está se sentindo?
Tem algo que eu posso fazer para te ajudar?
Essa prática simples pode ajudar a criar sensação de proximidade, acessibilidade, responsividade, engajamento e atenção nas suas relações.
Podemos diariamente ter um momento de checagem com nossas parcerias românticas.
Podemos escolher algumas amigas para fazer um ritual de checagem semanal. Podemos criar um momento nas nossas reuniões de time.
Podemos usar a checagem para nos aproximarmos das pessoas quando estamos gerindo uma comunidade.
As pessoas querem sentir que nos importamos com elas, e quando elas sentem, relaxam para que possam ser mais elas e viver relações mais seguras, autênticas e nutritivas.
Mais suporte para transformar suas relações:
👩🏽💻Aprenda o Design de Conexões, nossa abordagem para transformar relações
📕Acesse nossa Biblioteca Amuta 5 anos de todos os conteúdos, pesquisas e práticas criados por nós desde que existimos, organizados e disponíveis para você
💓Participe da nossa Comunidade e encontre companhia, encontros e práticas para transformar seus relacionamentos o ano inteiro
👩🏽🏫Participe de diversas aulas extras para continuar aprofundando nas suas relações: raiva, limite, facilitação, liderança, etc
Esse ano não deixe suas relações ao acaso. Se torne designer de Conexões.
Até breve com mais atravessamentos,
Marcelle Xavier